Jaicar
182-wp-motor-carro

6 dicas sobre o motor que você precisa saber

A forma de dirigir afeta diretamente a durabilidade do veículo e os custos de manutenção do seu motor. Conheça 6 dicas para evitar desde um leve desperdício de combustível a uma quebra de câmbio automático.


motor1

1. O motor pode ser lavado

De fato, não são todas as partes que podem ser lavadas, como por exemplo, a central eletrônica. Mas isso não significa que o motor deve ficar para sempre sujo. O ideal é procurar um especialista para a limpeza específica, já que o acúmulo dessas sujeiras prejudica o resfriamento do motor e podem ressecar mangueiras, dutos e rolamentos.

2. Forçar a aceleração danifica o motor

A regra é igual para qualquer máquina, quanto mais você usar, mais rápido será seu desgaste. Além disso, a aceleração forçada só aumentará o consumo do combustível. Deixe para pisar no acelerador apenas em subidas e ultrapassagens.

3. É necessário amaciar o carro

Comprou um carro zero km e quer sair acelerando? Não é bem assim. Todo carro que sai novo da concessionária precisa de um tempo para que as peças mais justas se acomodem. Os fabricantes indicam não passar de uma determinada velocidade nos primeiros três mil quilômetros e sempre que possível, aquecer o motor por cinco minutos antes de rodar com o carro nos primeiros mil quilômetros.

1pp04ott

4. A qualidade da gasolina influencia na vida útil do motor

Gasolina de má qualidade não danifica somente o motor, mas também a bomba de combustível, os bicos injetores, filtros e pode até mesmo corroer os pistões e fundir o motor. O ideal, mesmo não sendo a opção mais barata, é usar gasolina aditivada, que limpa resíduos internos e ajudam para que a queima de ar e combustível seja perfeita.

5. É preciso trocar o óleo regularmente

Essa é uma maneira fácil e rápida de aliviar o movimento interno das peças, e de retirar os minúsculos fragmentos gerados entre os contatos das inúmeras peças. Fique de olho no tempo indicado pelo fabricante, e nunca use um óleo com especificações contrárias ao manual do veículo.

 6. Trocar a marcha na hora certa é saudável

É importante conhecer o carro e saber bem qual o momento correto para trocar de marcha. Por isso, evite esticadas desnecessárias e procure fazer as trocas o mais suavemente possível.

Comentários

Deixe uma resposta