Jaicar
Starken Schneematsch-Aquaplaningschutz und niedrigeren Spritverbrauch bietet der grüne Winterreifen Nokian WR G2       Foto: Nokian Tyres

Honorarfrei für redaktionelle Zwecke. Belegexemplar erfreut. Quellenangabe: Nokian Tyres

Pressekontakt:
Dr. Falk Köhler PR
Dr. Falk Köhler
Tel.: 040 / 54 73 12 12 
Fax: 040 / 54 73 12 22 
E-Mail: Dr.Falk.Koehler@Dr-Falk-Koehler.de
www.Dr-Falk-Koehler.de
Ödenweg 59
22397 Hamburg

Aquaplanagem. O que é, e como prevenir?

 

Em dias chuvosos, uma das principais preocupações que o motorista deve ter no trânsito é a aquaplanagem.  A aquaplanagem é um fenômeno em que o veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto e desliza.  Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do automóvel e não consegue frear, o que pode ocasionar graves acidentes. Vários fatores contribuem para que o fenômeno ocorra: velocidade do automóvel, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e, principalmente, o estado de conservação dos pneus.

Não sendo possível controlar a qualidade das estradas, nem as mudanças climáticas, a melhor forma de se proteger é ficar atento ao que está ao seu alcance.

 

 

12572357883_6d1982d44e_k

Para evitar a aquaplanagem, a Jaicar Auto peças preparou algumas dicas que você deve adotar como medidas de segurança:

  • Revise o estado de seus pneus, pois se eles estiverem “carecas” a aderência do asfalto será menor, e consequentemente, maior o risco de aquaplanagem;
  • Mantenha seus pneus sempre calibrados e com a pressão indicada pelo fabricante do veículo;
  • Tenha os quatro pneus com a mesma medida e desenho;
  • Faça o rodízio a cada cinco mil quilômetros;Reduza a velocidade do veículo respeitando sempre os limites de velocidade.
  • Não ultrapasse os 80 km/h, em dias de forte chuva, sempre acionando os freios antes de passar por uma poça d’água.

aquaplanagem

Caso durante o percurso acontecer uma aquaplanagem, o motorista deve retirar imediatamente o pé do acelerador. Não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme o volante para manter as rodas retas. Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência. Caso o carro possua freios ABS, que não deixa travar as rodas, aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.

Sommerreifen-Ratgeber-2

Comentários

Deixe uma resposta