Jaicar
Pokémon

Vai caçar Pokémon de carro? Cuidado!

Já está disponível o tão esperado jogo para celulares “Pokémon Go” no Brasil, mas vá com calma! É preciso baixar um pouco a “pokébola” e tomar alguns cuidados na vida real: o principal deles é ficar atento enquanto estiver no trânsito para evitar acidentes e multas.

Os passageiros estão liberados, mas sabemos que o motorista não pode dirigir e caçar ao mesmo tempo, então a primeira dica é ficar atento para não cometer infrações ou pôr outras pessoas em risco. Estatísticas dos EUA apontam que 58% dos jogadores têm de 18 a 24 anos, enquanto outros 38% têm de 25 a 30 anos, de modo que a maior parte dos “treinadores de Pokémon” pode ser um potencial motorista, que precisa respeitar as leis de trânsito e dirigir atento.

Pokémon

O grande perigo está em um único segundo de distração no trânsito. Note que a 50 km/h, você pode andar 14 metros sem perceber, a distância sobe para 33 metros a 120 km/h. Distância e tempo suficientes para provocar acidentes graves.

Todo motorista brasileiro com CNH válida sabe que celular não combinam com a direção. No Brasil, a utilização só é permitida quando o carro oferece conexão via Bluetooth, para que seja possível fazer e receber ligações sem tirar as mãos do volante. Portanto, é proibido, e altamente arriscado, dirigir e caçar Pokémon ao mesmo tempo. Quer capturar? Deixe o carro no estacionamento ou siga viagem como passageiro.

Pode acontecer em aparecer um Pokémon  no celular de um passageiro enquanto o sinal estiver fechado. Dependendo do tempo de parada, é possível que todo o processo de captura seja finalizado, mas fique atento: encostar em local proibido, invadir a faixa de pedestre, a faixa exclusiva de ônibus ou o acostamento para ir atrás do monstrinho, mesmo que “rapidinho”, é infração grave.

Pokémon

É habitual ver carros voltando em marcha à ré, em ruas ou até mesmo avenidas, para sair de uma faixa congestionada ou para não fechar um cruzamento. Se essa situação é comum atualmente, imagine quando um Pokémon raro aparecer e for ultrapassado? Tome cuidado, porque além de perigoso, a manobra é considerada infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

É importante saber a hora certa de jogar, evitando transtornos e acidentes. Seja consciente, deixe a diversão de lado na hora de ligar o motor e pegar a estrada.

Comentários

Uma resposta para “Vai caçar Pokémon de carro? Cuidado!”

  1. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta