Jaicar
Jaicar Auto Peças

Como cuidar da Suspensão do meu carro?

Como não dar a devida importância a suspensão do seu carro? Para muitos, é só questão de bom funcionamento do automóvel, mas é preciso lembrar que também envolve a segurança dos ocupantes, pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar na hora do cuidado com a suspensão.

A principal finalidade do sistema de suspensão é garantir a estabilidade do veículo absorvendo as irregularidades do solo e garantindo melhor dirigibilidade. Para essa função, temos dois itens principais: molas e amortecedores.

A indicação é que ambos devem ser inspecionados aos 20 mil km e trocados de acordo com orientação do fabricante, variando entre 40 mil km. O apropriado é que na hora da troca sejam substituídos os 4 amortecedores, principalmente se já estiver com mais de 40mil km. Existem alguns casos específicos, como por exemplo uma peça apresentar defeito antes desse período, nesse caso a troca poderá ser possível apenas pelo par no mesmo eixo.

É comum o motorista realizar a troca dos amortecedores permanecendo com a mola antiga. O procedimento ideal é que sejam substituídas juntas. As molas trabalham com os amortecedores, é  importante que o estado das peças sejam semelhantes. O desgaste de uma dessas peças poderá  comprometer o funcionamento da outra , estejam atentos.

Outra dica importante para cuidar da sua suspensão  é o cuidado com o peso adicional. O excesso de peso altera o comportamento dinâmico do carro, nesse caso as ações e respostas do carro podem ser diferentes do que o normal.

Mas lembre-se sempre, se tiver alguma dúvida ou identificar que esteja algo errado, procure o seu mecânico de confiança, ninguém melhor que ele para ajudar na resolução dos problemas com o carro.

Comentários

Deixe uma resposta