Jaicar
9_ms398_bmw1

Diferencial Automotivo

Você sabe o que é, e para que serve?

O Diferencial é um dispositivo mecânico que tem a função de dividir o torque entre dois semieixos, possibilitando o giro deles em velocidades de rotação distintas e possibilita torque igual para os semi-eixos, independentemente das suas velocidades de rotação. Ele transfere, mediante as engrenagens, as rotações da esquerda para direita da transmissão, pelo eixo cardan e transforma em movimento para frente, ou, para trás quando se engata a ré, ou seja, com a ré engatada o eixo cardan move-se da direita para esquerda e o diferencial gira para trás.

diferencial_captiva_6t40_4_

Em geral, é aplicado nos veículos terrestres tracionados por motores de qualquer natureza. O torque é produzido pelo motor e chega ao diferencial através do Eixo cardan, e assim é dividido entre as duas rodas de tração. Uma das principais atuações é no momento da curva, onde uma roda precisa girar mais do que a outra. O diferencial mantém o torque igual entre elas.

Mercedes SLS AMG E-CELL drivetrain elétrico

 

Essa peça tem um efeito que pode ser considerado como indesejado quando uma das rodas motoras perde aderência devido a piso escorregadio ou muito irregular. Nessas circunstâncias, o diferencial faz com que a roda com menor aderência gire rapidamente, desperdiçando toda potência mecânica produzida pelo motor. Este efeito pode ser eliminado com diferenciais auto-bloqueantes ou com bloqueio manual e elétrico.

 

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

 

Alguns veículos de tração 4X4 apresentam três diferenciais: um em cada eixo e um central destinado a dividir o torque entre os dois eixos. Hoje em dia, algumas empresas especializadas produzem adaptações para motos e alguns casos bicicletas tracionadas por um eixo cardã e um diferencial.

 

Já parou pra pensar como inventaram o diferencial?

Difícil imaginar né? Acompanhe esse vídeo e descubra um pouco mais sobre essa peça tão importante e pouco conhecida, e quanto ela é importante para o seu carro:

https://youtu.be/4WhJqtnFqx0

Comentários

Deixe uma resposta