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Dirigir de forma agressiva pode ser perigoso

Dirigir de forma agressiva pode ser perigoso

Dirigir de forma agressiva pode ser perigoso, dando arrancadas e freadas bruscas pode satisfazer a adrenalina de muitos motoristas, mas além de deixar os ocupantes enjoados e colocar todos em risco, diminui a vida útil de muitas peças do carro.

Imagine-se pegando uma televisão de 100 kg no colo, saia correndo e pare repentinamente. Saia correndo novamente e pare bruscamente. Repita este procedimento por 30 minutos. Eu sei que você não fará isso, mas tenho certeza que imaginou a dor nas mãos, pernas e costas.

Para os motoristas apressados podemos fazer a analogia: a televisão é o motor do carro, suas mãos são os coxins que sustentam o motor, suas pernas são os amortecedores e suas costas são a suspensão.

No exemplo, fica fácil de imaginar que, dirigir de forma agressiva pode ser perigoso quando você para bruscamente, o aparelho de televisão tende a sair de suas mãos. É o que ocorre com o motor, se você frear ou arrancar bruscamente, a probabilidade de quebrar um coxim é grande, por isto, em certos tipos de acidentes, o motor é arremessado para fora do carro.Dirigir de forma agressiva pode ser perigoso

 

Mas não é só o coxim que sofre. Os amortecedores ficam sobrecarregados, as buchas de bandeja e da barra estabilizadora também, enquanto pastilhas e discos de freio se desgastam mais rapidamente.Dirigir de forma agressiva pode ser perigoso

Quem dirige de forma agressiva literalmente joga gasolina fora.

Primeiro, porque em boa parte dos carros, quando se acelera bruscamente, o combustível que entra na câmera de combustão não é totalmente queimado. O outro ponto é que quando pisa no freio você está dissipando parte da energia gerada com a combustão. Definitivamente, acelerar e frear de maneira brusca não é uma boa prática.

A Fórmula 1 não me deixa mentir. Os pneus vão embora mais cedo quando você acelera e freia mais.

Já a embreagem, que transfere potência e torque do motor para o câmbio, é outro conjunto que tem a vida útil reduzida drasticamente.

Além disso, quando você soca o pé no acelerador, a probabilidade de conseguir escapar de um buraco é menor. Para encerrar, essas arrancadas e retomadas nervosas são um prato cheio para quebrar da correia dentada, principalmente se ela estiver com a quilometragem vencida.

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