Jaicar
Suspensão

Qual a importância da Suspensão?

A suspensão tem um papel importante no veículo, como garantir a estabilidade do carro, e absorver os impactos do veículo com o solo, proporcionando conforto aos ocupantes. Os componentes do sistema, como amortecedores, molas e braços, entre outros, precisam estar em bom estado de conservação para que tudo funcione perfeitamente.

Suspensão

O modelo da suspensão difere de acordo com veiculo. Existem três tipos diferentes de suspensão: o primeiro modelo é conhecido como independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo, depois vem o modelo semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada a outra roda e o terceiro tipo que é totalmente dependente, ou seja, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra é conhecido também por eixo rígido.

Na suspensão temos dois itens principais, que são as molas e os amortecedores. Ambos devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros. Ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas.

O problema em um amortecedor pode ser detectado antes que comece a interferir na estabilidade do veículo. Uma forma de conferir isso é sempre que for fazer o alinhamento ou o balanceamento pedir ao mecânico que dê uma rápida observada se não existem vazamentos ou se as hastes e borrachas estão limpas. Se notar algum sinal inadequado, pode ser que o amortecedor esteja comprometido.Suspensao

Em cidades onde o asfalto tem muitos buracos, a durabilidade e funcionamento destas peças ficam muito comprometidas. A melhor dica não é nenhuma novidade: não descuide da manutenção. As molas servem para sustentar o peso da carroceria, evitando o choque entre esta e alguns componentes da suspensão.

Agora que você já sabe a importância da suspensão e como detectar falhas, realize a manutenção para garantir um melhor desempenho do seu veículo. Aqui na Jaicar você encontra as peças que precisa para a suspensão do seu carro.

Comentários

Deixe uma resposta