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MOTOR TURBO x ASPIRADO x NITRO

Motor Turbinado

 

O aumento da potência está diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. A turbina é um equipamento que aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade, possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível aumentando a explosão e consequentemente a potência do motor. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo. Suas vantagens são ganho expressivo de potência, preço acessível e o aumento de consumo proporcional à potência e forma de pilotar. Já suas desvantagens são a pouca mão-de-obra qualificada para a instalação correta e marcas de gerenciadores eletrônicos.

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Motor Aspirado

Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim o galho raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhar mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação. A vantagem é a grande quantidade de mão-de-obra qualificada já as desvantagens são preço elevado, baixo ganho de potência, e o alto consumo de combustível.

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Motor com Óxido Nitroso

A injeção de nitro é feito junto com a mistura ar/combustível. Armazenado em um tanque de gás, é acionado depois de 3.000 RPM e dependendo de como for usado, dura em média 13 minutos. É considerado uma preparação “forte” pois dá um acréscimo de 90 cv na potência original. O preço do kit fica na média de R$1.928,07 reais e a recarga de cilindro gera em torno de R$ 13,00 o quilo. O Óxido Nitroso não é combustível, e sim um gás não inflamável composto por nitrogênio e oxigênio. Quando injetado sob alta pressão na câmara de combustão juntamente com o combustível original do veículo, fornece mais oxigênio para queima da mistura, gerando também uma explosão mais eficiente. O óxido nitroso é usado nos motores para ser injetado nos cilindros. Quando ele chega aos cilindros, ele se divide através de uma reação usada pelo calor em seus componentes originais e libera oxigênio que faz com que melhore a queima do combustível. Essa reação do gás faz com que resfrie a mistura, fazendo uma descompressão muito rápida do nitro que estava sob pressão, alojado. Esse resfriamento melhora bastante a potência devido à diminuição da densidade da mistura.

Sua configuração permite a utilização em veículos de 4cc, 6cc ou ainda de 8cc, pode-se obter um ganho aproximado de 120 Hp num motor 4cc, instantaneamente ao acionar a chave que arma o sistema. Vantagem do nitro é que é de fácil instalação, podendo ser colocado em qualquer motor, turbinado ou não, e pode ser reaproveitado em outros motores. Sua utilização visa o ganho de potência em baixas rotações, uma rápida resposta do motor, muito útil nas arrancas. Ele retira o ponto fraco do turbo, que é a pouca potência enquanto a turbina não está em funcionamento. O Nitro não exige qualquer manutenção, apenas a recarga do cilindro. Quando cheio fornece de 50 a 60 injeções. Se comparado ao Turbo, o Nitro é um sistema bem mais seguro ao motor, pois ele só é acionado quando o acelerador é tocado no fundo ou acionado por um botão.

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