Jaicar
01

Sono e Direção. O perigo mora no painel do seu carro

Quando o sono aparece é difícil de controlar, não é mesmo? A atenção no trânsito é de extrema segurança na hora da condução e o sono é um grande inimigo de muitos condutores. No ano de 2015 um estudo mostrou que o sono no volante representa a 2ª maior causa de acidentes de trânsito.  Os especialistas afirmam que em qualquer sinal de sono o condutor deve parar o veiculo imediatamente, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma simples opção no painel dos carros que podem contribuir para essa sensação.

A recirculação do ar é uma opção que muitos utilizam quando acionam  o ar condicionado ou  para se livrar das condições do ambiente externo, mas vale lembrar, essa opção do painel utiliza o ar do ambiente interno do veículo, e após longos períodos o acúmulo de CO2 interfere na qualidade do ar causando uma série de problemas, inclusive a sonolência e em alguns casos até a perca de consciência.

Essa informação passa desapercebida pelo condutor, porém é uma orientação do próprio manual de segurança dos veículos: “ Dirigir no modo de recirculação durante um longo período porderá torna-lo sonolento. Mude periodicamente para o modo de ar externo para receber ar fresco”

Não existe uma regra sobre o período, mas a dica é sempre intercalar, abrir as janelas e deixar o ar circular naturalmente durante esses intervalos. Lembrando que a recirculação pode contribuir para a sensação de cansaço, porém existem outros diversos fatores que podem desencadear o sono durante o percurso, logo,  qualquer sinal de sono, a indicação é estacionar o carro. O sono compromete a atenção, a consciência e a perca desses sentidos podem se tornar um grande problema.

Comentários

Deixe uma resposta